linkbar

04 maio 2013

Resenha: A Hospedeira (livro e filme)

(Atualizado dia 5 de maio de 2013, às 15:30 com o trailer do filme)

 Olá meus amores, tudo bem com vocês? Faz um tempo que eu quero trazer a resenha desse livro, mas eu ainda não tinha assistido o filme e queria fazer as duas coisas de uma vez só, já que se completam. Muito se especulou sobre a qualidade da história que foi escrita por Stephenie Meyer,também autora da saga Crepúsculo, o que fez muita gente criar uma linha direta entre as duas ficções, um grande equívoco.  A Hospedeira N-A-D-A T-E-M A V-E-R com a saga Crepúsculo, a não ser alguns mínimos detalhes como as duas histórias serem uma mistura de ficção e romance, além de um triângulo amoroso (que em A Hospedeira se torna um quarteto). Devo dizer que fiquei muito surpresa com a criatividade e a complexidade dessa nova história, onde todo um planeta e um universo precisou ser reconstruído. Então, vamos conferir?:

Sinopse:  Nosso planeta foi dominado por um inimigo que não pode ser detectado. Os humanos se tornaram hospedeiros dos invasores: suas mentes são extraídas, enquanto seus corpos permanecem intactos e prosseguem suas vidas aparentemente sem alteração. A maior parte da humanidade sucumbiu a tal processo. Quando Melanie, um dos humanos "selvagens" que ainda restam, é capturada, ela tem certeza de que será seu fim. Peregrina, a "alma" invasora designada para o corpo de Melanie, foi alertada sobre os desafios de viver dentro de um ser humano: as emoções irresistíveis, o excesso de sensações, a persistência das lembranças e das memórias vívidas. Mas há uma dificuldade que Peregrina não esperava: a antiga ocupante de seu corpo se recusa a desistir da posse de sua mente. Peregrina investiga os pensamentos de Melanie com o objetivo de descobrir o paradeiro dos remanescentes da resistência humana. Entretanto, Melanie ocupa a mente de sua invasora com visões do homem que ama: Jared, que continua a viver escondido. Incapaz de se separar dos desejos de seu corpo, Peregrina começa a se sentir intensamente atraída por alguém a quem foi submetida por uma espécie de exposição forçada. Quando os acontecimentos fazem de Melanie e Peregrina improváveis aliadas, elas partem em uma busca incerta e perigosa do homem que ambas amam.
"É um livro de ficção científica que não parece ficção científica - é sobre um triângulo amoroso com apenas dois corpos. O que mais gostei nesse livro foi de explorar o amor de ângulos tão diferentes. O amor pela comunidade, pelo próprio ´eu´, pela família - o amor romântico e o amor platônico." - Stephenie Meyer


"Com cenas inesquecíveis e perturbadoras que apontam questões fascinantes sobre distinções entre a essência da humanidade e seu corpo físico, é uma leitura arrebatadora." - Booklist

 "Um thriller de ficção científica atormentador." Publishers Weekly


Através da sinopse, e das opiniões da própria autora e de alguns críticos é possível ter uma boa ideia do que  o livro se trata. O planeta Terra foi invadido por alienígenas, denominados Almas, que assumem nossos corpos e as nossas vidas. Seres pacíficos e incapazes de fazer mal algum, acham que estão fazendo o melhor até mesmo para a própria humanidade. Mas, ao notarem que algo não anda certo, os humanos começam a criar resistência aos parasitas. É assim que começa a emocionante jornada de Melanie Stryder, que a algum tempo tem fugido e se refugiado em diferentes lugares junto com seu irmão Jamie e seu namorado Jared, outro sobrevivente que encontrou no caminho. Tudo está correndo bem, na medida do possível, até que Mel acaba capturada ainda viva, mesmo depois de tentar um suicídio para tentar salvar seus amados.

Peregrina é a alma destinada para o corpo dela. Mesmo depois de ter passado por tantas outras vidas com sucesso, ela não esperava por uma surpresa como aquela: uma hospedeira que lutava incessantemente para reassumir o controle de seu corpo e de sua mente. É nesse momento em que começamos a descobrir cada detalhe das mudanças feitas pelas Almas em nosso mundo, através dos olhos de Peregrina, que já conhece a base do sistema usado na dominação de um planeta, e dos comentários irritados de Mel, que insiste em negar as "melhorias" descritas por eles.

A batalha interna entre Melanie e Peregrina fica cada vez mais intensa, já que, para saber sobre o paradeiro de outros humanos, Peregrina precisa passar por uma espécie de análise, onde tenta invadir as memórias de Melanie, que se recusa a entrega-las. Sabendo que não vai conseguir segurar o seu bloqueio por muito tempo, Melanie começa a mostrar para Peregrina suas lembranças sobre sua vida antes da captura, deixando escapar para ela também seus sentimentos, como o amor por Jamie e Jared que agora elas compartilham, junto com o desejo de salvá-los. 

É aí que o mais improvável acontece. Duas consciências que tinham tudo pqra ser grandes inimigas, viram fiéis aliadas. Peregrina é pura demais para sustentar um sentimento tão forte quanto o ódio e Melanie tem outras prioridades. E nesse cessar fogo se inicia uma bela amizade, fortalecendo-se a ponto de ser considerada uma irmandade.

Para mim, o livro se baseia na diversidade dos sentimentos humanos. O amor e o ódio que  estão sempre tão perto. O confiar, desconfiando. A certeza, incerta. As promessas feitas, os laços familiares, a coragem, o medo, a lealdade, os instintos, a dor, a união, e a única coisa que os mantém firmes... a esperança! Tudo está sendo constantemente colocado a prova. 

São 557 páginas muito intensas, pois você não sabe o que esperar, nem de que lado está, já que personagens mudam de postura de acordo com as situações, principalmente quando o que está em pauta é conhecer o desconhecido.

Os personagens são a parte mais apaixonante de toda essa confusão. A astúcia de tio Jeb, a inocência de Jamie, a inteligência de Doc, o carinho de Ian, a incredulidade de Jared e o jeito grosseiro e valentão de Kyle provocam aos leitores as mais diversas emoções. A torcida por esse quarteto amoroso -como eu disse antes- de apenas três corpos também muda conforme a passagem dos capítulos. Além de um desfecho surpreendente.

(O que menos gostei no filme foram os termos Buscadores, Curandeiros e etc.; achei meio brega KK e a descrição de alguns outros planetas citados bem fora de qualquer realidade, masok)


Sinopse: A fome e a violência foram erradicadas da Terra, bem como os problemas climáticos do planeta foram resolvidos. Estes feitos foram conquistados graças aos seres alienígenas conhecidos como almas, que ocupam corpos humanos como se fossem parasitas. Pregando uma sociedade baseada na paz, as almas perseguem os poucos humanos que ainda não foram dominados. Um deles é Melanie Stryder (Saoirse Ronan), que se sacrifica para que o irmão caçula, Jamie (Chandler Canterbury), possa escapar. Melanie passa a ser dominada por uma alma chamada Peregrina, que tem por missão vasculhar suas memórias para encontrar rastros de outros humanos. Entretanto, a consciência de Melanie ainda está viva dentro do corpo, o que faz com que Peregrina tenha que lidar com ela constantemente. Com o tempo, a alma fica cada vez mais fascinada com a vida e os sentimentos que Melanie tinha e passa a protegê-la de Buscadora (Diane Kruger), que deseja capturar seus amigos humanos o quanto antes.

É impressionante a estrutura desse filme. Todos os atores e os cenários que foram tão bem descritos no livro ganham vida e forma. Parecia que tudo o que eu tinha projetado na minha mente durante a leitura tinha se tornado real. Eu fiquei muito surpresa com a performance da Saoirse Ronan -não me perguntem como se pronuncia esse nome, nem mesmo os atores do set de gravação sabem, hehe- que foi confiada mesmo tão nova a um papel tão difícil e interpretou muito bem. No livro, é citado que Jared é um cara com mais ou menos 30 anos, e mesmo perto da idade, Max Iros, na minha opinião não aparentava, mas duvido que achassem outro Jared tão perfeito.

Claro que o filme precisou de alguns ajustes para que a história fosse toda passada em 2 horas e 5 minutos, mas isso não causou problemas para o filme, pelo contrário, mais uma vez surpreendeu os espectadores. Não achei que alguma coisa tenha deixado a desejar, mas também não foi tããããããão emocionante para mim quanto para alguém que estava assistindo o filme sem ler o livro, situação típica para quem prefere os livros. Mas, resumindo, amei TUDO!

Aqui está o trailer legendado do filme para quem se interessar:



Pra quem curtiu o livro e principalmente o filme, tem um fansite bem legal que vocês deveriam conferir chamado Hospedeiros. Lá vocês encontram tudo sobre os personagens, a história, entrevistas com os atores e etc...
E vocês, já leram o livro? Assistiram o filme? Qual foi a opinião de vocês? Querem ler/assistir? Beijos, Carol*-*

70 comentários:

  1. Oii..
    Comecei a ler o livro, mas acabei abandonando a leitura. Muitos falaram que depois de uma parte a estória entraria no rumo, mas não consegui chegar neste interesse. Mas assisti ao filme e adorei!
    Mesmo não tendo lido nem a metade, o filme passou a ideia de ter procurado ser o mais fiel possível ao livro. Legal.

    Beijos, Lu
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nem assisti! Mas quero muito, parecem ótimos :)

    Beijos!
    comqualestilo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu vou comprar o livro, mas acho que nesse ano , lança o filme !
    Quero muito ler e ver, porque eu amei a historia !

    nobodyslistenvei.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o filme já foi lançado, vale a pena assistir

      Excluir
  4. Parece ser legal
    www.smallog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Quero assistir ao filme e quem sabe, comprar o livro. Muita gente anda me recomendando, parece ser realmente muito bom. Ótima resenha!

    KeepThisDream.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. To louca pra ver o filme!!

    to seguindo o blog amei *-*

    beijos
    www.barbaraalgazi.com

    ResponderExcluir
  7. Amoo de mais esse livro/filme *O* É o meu preferido >.<

    Seguindo, retribui?
    XOXO

    Loucura Controlada

    ResponderExcluir
  8. Eu li pelo menos 5 resenhas deste livro! Parecer ser muito bom mesmo!!! Estou evitando ver filme antes de ler o livro, pois falam que o livro é bem melhor, então estou dando enfase em ler livro!

    Adorei sua resenha, te seguindo!
    Bjos Michellen ♡
    Convido você e suas leitoras a visitarem o blog Comente-se http://comente-se.blogspot.com.br/
    Ficarei feliz com a visitar de todas!!!

    ResponderExcluir
  9. Eu estava querendo ler o livro, mas ainda não consegui... não tenho tempo nem pra isso haha
    beijos

    www.izabellagrimaldi.com

    ResponderExcluir
  10. Eu comecei a ler o livro uma vez mas não gostei e desisti kkk mas pelo que eu vi no trailer o filme parece ser até que legal *.*

    lovelyblogcarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. eu li o livro e é fascinante mesmo!! O começo é um pouco confuso mas depois vale a pena! Quero ver o filme! *-*

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  12. Não li o livro ainda,e nem vi o filme,mas tô querendo assisti ele :)
    http://www.desconstruindoamelias.com/

    ResponderExcluir
  13. Nossa, é muito difícil encontrar alguém q tenha lido algum livro e dps ter visto o filme e falar tão bem sobre, deve ser demais mesmo, quero ver *-*

    http://nossoblogsecreto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu já li o livro, mas sabe que eu não sabia que tinha o filme ? rsrsrs'
    O livro é bem legal :)
    Beijos, http://bhulago.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. love everything!

    Visit my blog? xx Miss Beatrix (http://missbeatrix.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  16. gosteei da resenha!

    Tem post novo lá no blog! venha conferir você também : http://papodabru.blogspot.com.br/
    Aaaaaah, e se gostar segue! Bjs ;*

    ResponderExcluir
  17. Muito boa a resenha, ainda não tive oportunidade de ler o livro nem assistir o filme, mas pretendo logo logo *O*

    Beijos, Nayara
    http://femininamodeon.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu estou doida pra ler desde antes do filme "ser gravado", eu via o livro no jornaleiro e era super baratinho, mas nunca estava com dinheiro na hora. Agora estou doida pra ler e ver o filme.

    Xx
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  19. Adorei o post flor, beijoooss!
    http://www.modafemininaporju.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Eu estou louca pra ler esse livro, adorei o post!!

    Beijos:*

    www.bloghelenacampos.com

    ResponderExcluir
  21. Já li o livro e assisti o filme também e amei, é muito bom!

    Beijos,
    placestyle.com

    ResponderExcluir
  22. Eu já li o livro e mal posso esperar o filme!

    www.cindereladementira.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o filme já estreou e vc vai gosta com certeza

      Excluir
  23. Eu li o livro mas ainda não assisti o filme, mas me falaram que não é tão emocionante mas mesmo assim estou curiosa. (:

    blogchuvasdenovembro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. O livro eu ainda não li, mas pelo o que eu vejo todos falam que é muito bom, já o filme eu vi ele a um tempinho e vou ser sincera, não gostei kkkk pra mim foi muito filme de sessão da tarde, não tinha aquele MAIS sabe, aquele up, tava muito normal, achei ele normal demais para ser um filme de cinema rsrs eu gosto muito de filmes desse gêneros vejo muitos filmes assim, mas esse não gostei rsrs mas muitas pessoas gostaram deles assim como você também, cada um tem um gosto né.
    Beijinhos
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acho que quando a gente cria muitas expectativas acaba se decepcionando mesmo... mas acontece.

      Excluir
  25. Eu li o livro, mas quero ver o filme também asuhaush'

    ~ Laura
    http://pequena-julieta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Quero ver esse filmeee!

    obrigada pela visita, volte sempre!
    www.garotadeestilo.tk

    ResponderExcluir
  27. Amei o livro, mas o filme não é tão bom assim!
    Beijos.....
    http://rockpinkbycamila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Você lê mentes por acaso?kk Juro que eu tava com a janelinha da submarino aberta olhando pra esse livro e pensando em comprar kk Depois dessa resenha, fiquei com a certeza de que ele é mesmo bom, adorei o post!
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  29. Estou louca para ver o filme! Me falaram que é muito bom! Você me deixou ainda mais curiosa!!
    Não pretendo ler o livro...
    www.reindicando.tk

    ResponderExcluir
  30. O filme parece ser mais emocionante!!
    super beijo e já seguindo

    Mania de Bruna
    @ManiaDeBruna

    ResponderExcluir
  31. Eu sempre fiquei com um pé atrás com o livro, muitos falavam bem, outros falavam mal e eu acabei não lendo, mas agora eu to curiosa pra ler e assistir o filme.
    Beijos.

    sonhosdegarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Outro filme que vai pra minha lista, mas quero ler o livro antes!
    Bom dia, fique com Deus!
    Um grande beijo
    Ysa
    yarasousa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Eu acabei vendo o filme sem ler o livro e gostei mais ou menos =/
    Vou ler o livro porque sempre gosto mais hahahaha

    Beijo
    http://www.vitrinedeestilo.com/
    https://www.facebook.com/VitrineDeEstilo

    ResponderExcluir
  34. Dizem que o livro é maravilhoso! Já sobre filme desconfio porque filme é sempre melhor haha

    Beijão ♥
    www.garotasemcliches.com

    ResponderExcluir
  35. Muita gente já comentou comigo sobre esse livro! Parece que é bom!

    Obrigada pela visitinha no F.A
    Adorei o blog!
    #Seguindo

    http://fashionistasassumidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Já estou te seguindo
    seu blog é maravilhoso, convido você e suas leitoras a conhecer meu blog
    http://toobege.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  37. Quero ler o livro primeiro, amei a resenha
    Beijos!
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Oi Oi ! Já entrou em um grupo de blogueiros? eu fiz um ! Que tal? Vamos participar? Conto com você por lá, dá uma passadinha lá e entra..vamos fazer mais e mais amizades na blogosfera ! Beijo grande ♥

    Link do grupo do facebook, clique! | Meu blog, segue lá? Sigo de volta ♥

    ResponderExcluir
  39. Eu já li o livro e amei, estou doida pra ver o filme que parece estar fantastico.
    beijos

    ResponderExcluir
  40. Tenho esse livro aqui em casa, mas acredita que eu nunca li?
    Minha irmã leu até a metade e não gostou :(
    beijos

    marinaalessandra.blogspot.com
    @mariinaale
    @maioordeidade

    ResponderExcluir
  41. Ainda ñ vi o filme já ouvir falar tão bem dele.
    blog: Thai Marques

    ResponderExcluir
  42. Ainda não vi o filme, e ja ouvi falar muito do livro, mas ainda não peguei para ler!

    Obrigada pela visita ao meu blog.

    Achados Fashion

    ResponderExcluir
  43. Que lindinho seu blog!
    Cheguei aqui por um acaso, mas gostei muito!

    Eu já li esse livro e foi um dos melhores livros que já li.
    A História é maravilhosa e me fez refletir bastante.
    Quero até ler novamente antes de assistir o filme!!!!!

    Estou seguindo seu blog!

    Beijinhos!!!!
    http://www.christinacorrea.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Estou doida para ver esse filme, mas meu namorido não quer ver. --'
    Tenho que ver um dia que eu estiver sozinha em casa. ):
    Beijinhos. ;*
    fashionoldiscool.blogspot.com

    ResponderExcluir
  45. Este livro está dividindo bastante as opiniões, mas tenho vontade de ler e ver pra ter a minha. Ótima resenha!
    boa semana
    ;*

    www.redbehavior.com

    ResponderExcluir
  46. Me deram o livro de presente, mas minha mãe não deixou eu ler (??) e mandou eu trocar kkk
    Mas eu não animei muito não, não chama minha atenção ://
    Mas ótimo post!

    Beijão:
    Batom de Framboesa

    ResponderExcluir
  47. Já me indicaram muito e parece ser ótimo *-*

    http://des-conversando.blogspot.com.br/ Segue? se gostar deixa recadinho em algum post linda *-* beijos flor :*

    ResponderExcluir
  48. Já vi muita gente comentando sobre o filme e o livro, mas não me despertou curiosidade para ler.

    rockcomluxo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  49. Poxa! Saiu dos cinemas e eu não assisti o filme..
    Seguindo aqui. Visite-me e se gostar siga-me também..

    Curta!
    http://www.facebook.com/pages/BLOG-Angel-Poubel/593476004003339?ref=hl

    Big bj ;*
    http://www.angelpoubel.com/

    ResponderExcluir
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  51. Nossa, eu li o livro e vi o filme, não gostei muito do filme o livro é bem melhor! Gostei do post, seu blog tem um ótimo conteúdo.

    Seguindo <3
    Visita? somecharm.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  52. Ler o livro? Ops... Muuuitos livros para ler, kkkkk
    Vi o filme e gostei muito viu? Apesar de ser uma adaptação de um livro da Stphenie (não gosto dela)...

    http://confissoesdaamante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  53. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir